PAMONHA DE PANELA - DIRCE MARIA
PAMONHA DE PANELA - DIRCE MARIA
Ingredientes:
- 08 espigas (grandes) de milho
- 500 gramas de queijo fresco próprio para pamonha ou mussarela
- 250 ou 300 ml de óleo
- 02 colheres (sopa) de açúcar, não muito cheias
- 01 colher (sopa) de sal, não muito cheia
- 800 ml de água
Preparo:
Corte o milho e divida em duas porções iguais, triture no liquidificador no modo pulsar, com 250 ml de água para cada porção. Para que fique mais fácil a trituração e para melhor observar o ponto da massa, que deve ficar com alguns pedacinhos do milho, é importante dividi-lo; (pode-se triturar ou ralar, se preferir).
Após triturado, coloque o açúcar, o sal e mexa bem; depois esquente bastante o óleo e despeje sobre a massa, mexa e experimente para ver se é necessário acrescentar sal. Em uma panela, de preferencia antiaderente coloque para ferver os outros 300 ml de água.
Após levantar fervura, despeje a massa aos poucos sobre a água quente; o ideal é que a massa seja colocada em quatro vezes e a cada porção colocada deve-se deixar cozinhar por mais ou menos um minuto antes de acrescentar a porção seguinte, pois isso vai acelerar o cozimento e vai impedir que empelote.
Nesta primeira parte o cozimento deve ser em fogo médio e tem que mexer quase que o tempo todo; quando a massa não apresentar mais risco de grudar ou seja, quando ela já estiver meio cozida, baixe totalmente o fogo, tampe a panela e deixe cozinhando por mais ou menos 45 minutos, mexendo a cada 5 minutos.
Experimente a massa, estando cozida siga para o próximo passo, não estando continue cozinhando-a. Quando estiver realmente no ponto, retire a metade da massa, coloque o queijo e cubra com a massa retirada, aí é só tampar a panela e levar ao fogo baixo novamente por uns 3 minutinhos.
Depois de pronta deixe refrescar um pouquinho para que não fique desmanchando.
Pronto, é só servir.
OBS.: Se preferir pode montar a pamonha em uma travessa de vidro, mas é necessário levar ao micro-ondas por 2 minutos para derreter o queijo; isto se a massa não estiver quente o suficiente.
O importante de colocar a massa sobre a água quente é o fato de isso fazer com que a pamonha de panela fique com o sabor praticamente igual o da pamonha cozida; colocando na panela sem a água, a massa refoga e perde o sabor natural de pamonha.
Comentários